LEI MARIA DA PENHA é comemorada em Queimados

Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
A Lei 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, é uma aliada importante na luta das mulheres contra o ciclo de violência em que se encontram. Em Queimados, na Baixada Fluminense, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, vai comemorar o aniversário de onze anos da lei, com uma programação especial para o público, na próxima segunda feira (07), no Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM Queimados.

A partir das 9 h, o CEAM estará aberto à visitação do público, a fim de informar sobre o trabalho que é feito com as mulheres que se encontram em situação de violência doméstica ou familiar. Esse tipo de violência sempre esteve presente na sociedade, fazendo vítimas mulheres das mais diversas classes sociais. Foi necessário muitas vítimas sofrerem e pagarem com a própria vida para que a gravidade da violência doméstica fosse percebida.

Segundo a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Eliana Leoncio, “a Coordenadoria é um organismo de políticas de empoderamento, articulação, mobilização nas ações, fórum, seminários, audiência públicas e roda de conversas. Trabalhamos fortalecendo a autonomia de renda, cultura, educação. Isso torna o caminho mais fácil para a mulher que deseja romper com o ciclo de violência em que se encontra”.


Comemoração

Além de celebrar o aniversário da Lei Maria da Penha, o evento vai comemorar, também, os três anos de funcionamento do CEAM Queimados. As mulheres chegam ao Centro de forma espontânea ou são encaminhadas pelas instituições que compõem a rede de atendimento. Lá, encontram apoio psicológico e jurídico, além de ajuda para deixar de sofrer violência.


Leoncio disse também que “a Lei Maria da Penha é uma conquista que completará onze anos e o CEAM Queimados, três anos de luta no atendimento às mulheres. Trabalhamos muito para que ele chegasse até aqui e estar completando mais um ano.” Para ela, estar a frente da Coordenação desde seu início, participando de sua implementação e acompanhando o trabalho desempenhado pela equipe, é uma grande conquista celebrar esta data e ver o reconhecimento da importância que se tornou hoje o equipamento para a garantia dos direitos das mulheres.”.

FONTE: Ascom Prefeitura de Queimados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feijoada do Sheraton

Miguel Ângelo, músico do The Fevers, morre aos 65 anos, no RJ

Informa sobre Robertha Portella