Morales diz ainda esperar virada em resultado de referendo


Com quase todas as urnas apuradas na Bolívia, o presidente Evo Morales disse que ainda tem esperanças de uma "reviravolta" no resultados, apesar de, até o momento, a maioria dos bolivianos ter rejeitado a mudança constitucional que permitiria a ele concorrer novamente à Presidência em 2019. Com cerca de 70% das urnas apuradas, o "Não" registra 54% dos votos.

"Os movimentos sociais (sindicatos) nunca nos abandonaram, especialmente o movimento camponês-indígena", disse Morales a jornalistas. O vice-presidente, Álvaro Garcia Linera, fala de uma conspiração de direita para fraudar os resultados da votação no interior do país, onde o apoio a Morales é maior e os resultados têm sido menos favoráveis. O vice, no entanto, não apresentou nenhuma prova e observadores internacionais não reportaram nenhuma evidência de fraude.

A contagem de votos tem sido,de fato, muito lenta se comparada a outras votações realizadas no país. Referendo - Morales está no poder desde 2006 e já cumpriu, tecnicamente, três mandatos após outra mudança constitucional - já que o primeiro teve apenas quatro anos de duração. Ele deve ficar no Poder, caso a medida não seja aprovada, até janeiro de 2020. Se ele for eleito a um quarto mandato, ficará até 2025 na Presidência. Chile - Autoridades chilenas, com quem a Bolívia briga por uma saída ao mar, disseram que não irão opinar sobre o resultado do referendo.

A Chancelaria chilena destacou, em comunicado, no entanto, que o resultado representa "a decisão soberana do povo boliviano".
    FONTE: ANSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feijoada do Sheraton

Miguel Ângelo, músico do The Fevers, morre aos 65 anos, no RJ

Informa sobre Robertha Portella