Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

O último domingo (16) foi um dia de sol forte, seguido de um ferido nacional, o que levou os cariocas às areias das praias. Em Copacabana, o clima foi de diversão para os banhista e conscientização para os mais de 300 manifestantes que ocuparam o asfalto na orla, do posto 6 ao posto 4. Eles participaram da caminhada para o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, organizada pela ONG Trânsito Amigo e acompanhada por parentes de vítimas de acidentes de trânsito. Foram distribuidos panfletos informativos e com alertas aos motoristas, além do recolhimento de assinaturas em defesa da Lei 11.705/08, conhecida como Lei Seca.
De acordo com Fernando Diniz, presidente da Trânsito Amigo, o objetivo desta entidade é oferecer solidariedade às famílias das vítimas, além de produzir ações que contribuam com a redução dos acidentes. Fernando é pai do universitário Fabrício Diniz, 20 anos, morto num acidente na Avenida das Américas, em março de 2003.
Com base nas estatísticas oficiais, 37 mil pessoas morrem diariamente em acidentes de trânsito e mais de 500 mil ficam feridas.
SOLIDARIEDADE
Os familiares e amigos de vítimas caminharam lado a lado em favor de um Trânsito Amigo: Gabriel e Maria Vitória, pais de Ana Clara (acidente na Lagoa), Fernando Diniz, pai de Fabrício (acidente na Av. Américas), Carlos Eduardo e Fábio Fernandes, ambos vítimas do trânsito, Ana Mateus, mãe de jovem João Paulo, vítima fatal de atropelado na Tijuca.
A Arte de superar
A ONG Trânsito Amigo e o Detran possuem departamentos específicos que prestam socorro aos familiares das vítimas de trânsito. Através da solidariedade e da Cultura, estes grupos formados por familiares e profissionais conseguem superar a dor e transformar a tragédia em exemplo para evitar a violência no trânsito. O coral do Detran fez uma apresentação musical em homenagem ao dia. As crianças da comunidade do Cantagalo que compõem o grupo sócio-cultural Harmonicanto, também marcaram presença. O cantor e compositor Tony Melo interpretou a canção de sua autoria, "Etiqueta no Dedão", tema musical da campanha educativa do Detran "Imprudência Não", junto com o coral Harmonicanto.
Lição de vida
Carlos Eduardo era representante comercial até o dia em que sofreu um acidente que mudou a sua vida por completo. Reaprendendo a viver numa cadeira de rodas, ele desenvolveu sua aptidão para Artes Plásticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feijoada do Sheraton

Miguel Ângelo, músico do The Fevers, morre aos 65 anos, no RJ

Informa sobre Robertha Portella